A autora relata no texto sobre as diferentes formas de ensinar diversos tipos de conhecimentos nos primeiros anos do ensino fundamental e traz com exemplo um relato de uma professora do segundo ano. e esse fato que aconteceu é interessante porque conta que uma vez um aluno chegou na sala de aula com um pote cheio de lagartas, que logo despertou a curiosidade da turma, e todos faziam perguntas sobre as lagartas. A professora percebeu o interesse da turma em conhecer mais sobre as lagartas, logo a professora teve a ideia de pedir para o aluno que havia levados as lagartas que ele deixasse com a turma as lagartas,para que pudessem fazer um trabalho de ciências com todos os alunos sobre as lagartas. a professora pediu para que cada aluno fosse registrando as observações diárias sobre as lagartas, perceberam que as lagartas conforme o passar dos dias foram se transformando até descobrirem que as lagartas se transformaram em mariposas .
Depois de vários dias pesquisando sobre as lagartas, dois tipos de movimentos foi percebido entre relação aluno e professor. o primeiro movimento percebido de acordo com o relato foi o acolhimento e a receptividade, porque a professora recebeu o aluno com as lagartas para a pesquisa. e o segundo movimento percebido foi a articulação que a professora teve com o imprevisto que aconteceu, no caso a chegado do aluno com as lagartas na sala de aula, como a professora percebeu o grande que os alunos ficaram curiosos fazendo varias perguntas, a professora inseriu o estudo da lagarta em sua aula sem problemas.
nesse caso a professora soube muito bem lidar esse imprevisto que fez com que as crianças interagissem de uma forma bem interessante.mas sabemos que nem sempre e possível liar com imprevistos, mas o professor deve estar preparado sempre.
nesse link traz um projeto de uma professora que ela desenvolveu na escola http://www.cantinhodaeducacaoinfantil.com.br/2011/06/projeto-bichinhos-de-jardim-parte-ii.html
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