Cada autor tem sua opinião sobre o que é gênero Textual e Tipologia textual.
Marcuschi diz para ele não se trata de tipo de texto, mas sim de gênero de texto. um exemplo de gênero textual pode ser uma carta pessoal.
ele diz que no mesmo gênero pode ter um ou dois tipos. a carta pessoal pode apresentar as tipologias descrição, injunção, exposição, narração e argumentação.
Marcuschi diz que o coreto é dizer Gênero textual e não tipo de texto. gênero textual são os textos do dia a dia e que apresentam características comunicativas definidas pelos conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica. Marcuschi relata alguns exemplos de gêneros como telefonema, sermão, romance,bilhete, aula expositiva, reunião de condomínio,etc.
Travaglia prefere o termo tipologia textual, porque segundo ele existem textos de diferentes tipos. ele diz conjugação tipológica devido os a maioria dos textos não são puros. um exemplo na bula de remédio são encontrados várias tipologias, como a descrição, a injunção e a predicação.
Travaglia define tipologia textual como aquilo que pode instaurar um modo de interação , uma maneira de interlocução. o gênero textual se caracteriza por exercer uma função social específica. por exemplo quando vamos escrever um e-mail, e diferente um e-mail para um amigo de um e-mail para alguma universidade ,pedindo informações sobre cursos.sabemos que á diferenças na escrita , características que farão com que ele funcione de maneira diferente.
Para Travaglia são exemplos de gêneros, aviso, comunicado, edital, informação ou seja todas tem a função de dar conhecimento a alguém, de informar.
Werlich faz uma classificação dos tipos textuais, que são descritiva que descreve alguma situação. expositiva que se divide em exposição sintética que é pelo processo de composição e exposição analítica que é pelo processo de decomposição. tem a narrativa , argumentativa e injunção.
Bronckart (1999) para ele gênero é como "ação social" A definição de gênero envolve a ação em que ele aparece para realizar-se.
Miller (1984) ela designa 3 critérios para seus textos que são canal/meio de informação(telefone e carta) critérios formais( discussão, conto , debate) e natureza de conteúdo ( piadas , prefácio de livros).
Douglas Bilber(1988) segundo ele os gêneros são geralmente determinados com basa nos objetivos dos falantes e na natureza do tópico tratado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário