Sequência
Didática
Tema: Imaginação
Ano de Escolaridade:
1º ano
Práticas
de Linguagem Oral
Objetivos
- Participar de situações de comunicação oral utilizando o vocabulário pertinente.
- Ouvir a ideia dos outros.
- Ser capaz de criar e contar sua própria história.
Material Necessário
Fantoches
Tempo Estimado
Um
dia
Desenvolvimento
1°
Momento: A turma deve ser organizada em um circulo, dando início a
roda de conversa que tem como tema a imaginação. Para tanto, o
professor deverá fazer as seguintes perguntas: Você conhece a
palavra imaginação? O que significa? Quando criamos uma história
estamos usando nossa imaginação?
2°
Momento: A professora inicia uma história usando fantoches.
Sugestão: Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque.
3°
Momento: É o momento de soltar a imaginação. A professora inicia
uma nova história para que os alunos, um de cada vez, deem
continuidade.
Avaliação
Durante
a atividade deverá ser observado se o aluno foi capaz de participar
da roda de conversa e contribuir para a construção da história com
coerência, expressando-se com clareza.
Práticas
de Leitura
Objetivos
- Perceber a importância dos elementos que compõem a estrutura do livro.
- Estabelecer comparação entre as duas versões da história.
Material Necessário
Livro
infantil
Tempo Estimado
Um
dia
Desenvolvimento
1°
Momento: A professora apresenta a capa do livro à turma. Com
perguntas a respeito da imagem, a professora busca a opinião dos
alunos a respeito do conteúdo do livro.
2°
Momento: Nesse momento será incentivada a exploração do livro (o
título, o autor e o resumo).
3°
Momento: A professora inicia a contação da história. No final os
alunos serão estimulados a estabelecer uma comparação entre a
história da Chapeuzinho Vermelho e a Chapeuzinho Amarelo.
Avaliação
Ao
final da atividade o aluno deverá ser capaz de reconhecer a
estrutura de um livro.
componentes do grupo:
Daniele
Bernardo
Edson
Diniz
Jéssica
de Paula
Monique
Silva
Priscila
da Matta
Sabrina
Pereira
Sérgio
Sepúlveda
Sônia
Nenhum comentário:
Postar um comentário