No texto a autora começa a falar sobre a História da disciplina de Língua portuguesa, diz que entre as décadas de 50 e 60 houve mudanças na sociedade brasileira e com o aumento do número de alunos no ensino primário e no Ensino médio, a seleção dos professores passou a ser menos exigente.
o aluno tem que saber ler e escrever qualquer tipos de textos, e no texto ainda cita a cartilha que não é um método adequado de ensino. no texto relata sobre as categorias curriculares básicas que são leitura, linguagem oral, produção de textos e gramática ou conhecimentos linguísticos.
Mais adiante a autora começa a analisar os currículos educacionais de vários estados brasileiros.
No texto diz que os alunos só desenvolvem as habilidades de ler e escrever aqueles que leem bastante,produz bastante textos aqueles que possui meios de informação.eu lembro que na minha época quando eu estudava no ensino fundamental os professores só trabalhavam mais gramáticas, quase não tinha interpretação, quando cheguei no ensino médio havia mais interpretação de textos, porém havia muito o ensino da gramática, mas de uma forma geral o objetivo central do ensino da língua portuguesa de acordo com as propostas curriculares e de levar o aluno ao domínio da norma padrão tanto la linguagem oral quanto na linguagem escrita.
Em outro momento fala sobre os tipos de textos de acordo com a idade do aluno, acredito que isso pode ajudar sim porque de alguma forma o aluno vai estar lendo e aprendendo.
tem livros que são ótimos e tem outros que não são bons, mesmos que os livros didáticos devem ser baseados no pcns, sempre vai ter alguma coleção por exemplo que vai fugir completamente das propostas do pcn de língua portuguesa, e por isso o professor tem que saber lidar com os diferentes conteúdos para aproxima- los o mais perto possível do pcn.
A reflexão necessita de maior aprofundamento e de tratar de todos os topicos discutidos pel autora.
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