Projeto buriti 1º ano
Analisando
o conteúdo do livro podemos constar que existe o
método
de letramento, aonde o professor deve ensinar seu
aluno
a escrever, sem saber escrever e ler sem saber a ler.
Mostrando
a letras de forma de memorização. Utilizando o
alfabetário
que sem encontra no livro varal
O
Livro Aborda os eixos temáticos exigidos no PCN, mas
abrange
de forma limitada, pois não utilizam textos variados
conforme
o PCN solicita. O livro se apega mais em parlendas,
contos,
fábulas, rimas, folclore e música, etc..
Os
textos informativos é determinado, não aguçando o desejo
da
criança a trazer informações da sua cidade ou até mesmo
da
sua comunidade.
Assim
contrapondo que está descrito no PCN:
“É
PRECISO OFERECER AOS ALUNOS INÚMERAS
OPORTUNIDADES
DE APRENDEREM A LER USANDO OS
PROCEDIMENTOS
QUE OS BONS LEITORES UTILIZAM.”
E
ressaltando que vem descrito no texto 2 discutido em aula:
“Também
é importante levar para a sala de aula as
experiências
de leitura que os professores têm como
adultos.”
( Sara Mourão e Mônica Correia)
Como
a parte informativa ficou limitada, a área informativa do
livro
ficou um pouco vago.
Linguagem
oral e escrita é bem explorado, antes mesmo da
história
ser contada, o livro espoem variadas perguntas, porém
deixa
em aberto para o professor elaborar outros tópicos para
aumentar
a discussão entre os alunos. Porém não existe
história
fora do contexto do livro. Enquanto que a parte escrita
tem
como foco em parlendas e contos de acordo com o PCN.
“processo
didático é uma relação ternária entre um docente,
os
alunos e o saber.” (CHEVALLARD 1991, p.15)
Assim
mostrando que o professor é principal protagonista, em
relação
aluno e o saber.
O
livro aborda seguintes áreas: ciências e artes.
Assim
como vem descrito no PCN: Ao propor que se ensine
aos
alunos o uso das diferentes formas de linguagem verbal
(
oral e escrito), busca-se o desenvolvimento da capacidade de
atuação
construtiva e transformadora.
Por
isso é interessante que o professor explore bem essas
duas
áreas interdisciplinares, assim aguçando mais o
conhecimento
das crianças, elas descobrem que se pode
aprender
língua portuguesa em diferentes áreas, até mesmo
fazendo
artes e aprendo sobre o universo.
No
caderno do leitor, a produção do texto é feita de modo
ilustrativa,
a professora conta a historia em voz alta e o aluno
reconta
para os demais alunos e por fim ele ilustra o que ele
ver
na história sendo contada, lembrando que estes ainda não
sabem
ler.
Os
métodos utilizados no livro são meio complexos, assim
fazendo
forçar o aluno a compreensão, acaba exigindo mais
deles
e a criatividade do professor.
Vale
ressaltar que o aluno dita para o professor as palavras.
Assim
em concordância com os parâmetros
“O
ensino-aprendizagem de leitura, compreensão e
produção
de texto pela perspectiva dos gêneros
reposiciona
o verdadeiro papel do professor de
língua
materna hoje, não mais visto aqui como um
especialista
em textos literários ou cientifico,
distantes
da realidade da prática textual do aluno,
mas
como especialista das diferentes modalidades
textuais,
orais e escritas, de uso social.” (Sílvio
Ribeiro)
“O
livro didático se configura, muitas vezes, como
único
material de acesso ao conhecimento, tanto por
parte
dos professores que buscam a legitimação do
seu
trabalho e apoio para suas aulas, quanto por
parte
dos alunos que se deparam com diferentes
estratégias
de aprendizagem.” (Silva Lajolo)
Por isso é
importante que todos os professores analisem todo
o
conteúdo do livro, pois esta é a sua principal ferramenta de
trabalho.
Não existe um livro perfeito, mas não se pode
comprar
pela capa.
O
livro deve atender todas as exigências do PCN, para atender
as
necessidades dos alunos e para incentivá-los a buscar
outras
formas de conhecimentos.
Edson
Diniz
Jéssica
de Paula
Monique
Silva
Priscila
da Matta
Sabrina
Pereira
Sérgio
Sepúlveda
Sônia
Analise interessante. Apontaram aspectos relevantes.
ResponderExcluirCuidado: letramento não é um método! Vcs se equivocaram...
ResponderExcluirFaltou uma relação com os PCNS.