segunda-feira, 11 de março de 2013

Análise do livro


 Projeto buriti 1º ano


Analisando o conteúdo do livro podemos constar que existe o
método de letramento, aonde o professor deve ensinar seu
aluno a escrever, sem saber escrever e ler sem saber a ler.
Mostrando a letras de forma de memorização. Utilizando o
alfabetário que sem encontra no livro varal
O Livro Aborda os eixos temáticos exigidos no PCN, mas
abrange de forma limitada, pois não utilizam textos variados
conforme o PCN solicita. O livro se apega mais em parlendas,
contos, fábulas, rimas, folclore e música, etc..
Os textos informativos é determinado, não aguçando o desejo
da criança a trazer informações da sua cidade ou até mesmo
da sua comunidade.

Assim contrapondo que está descrito no PCN:
É PRECISO OFERECER AOS ALUNOS INÚMERAS
OPORTUNIDADES DE APRENDEREM A LER USANDO OS
PROCEDIMENTOS QUE OS BONS LEITORES UTILIZAM.”
E ressaltando que vem descrito no texto 2 discutido em aula:
Também é importante levar para a sala de aula as
experiências de leitura que os professores têm como
adultos.” ( Sara Mourão e Mônica Correia)
Como a parte informativa ficou limitada, a área informativa do
livro ficou um pouco vago.

Linguagem oral e escrita é bem explorado, antes mesmo da
história ser contada, o livro espoem variadas perguntas, porém
deixa em aberto para o professor elaborar outros tópicos para
aumentar a discussão entre os alunos. Porém não existe
história fora do contexto do livro. Enquanto que a parte escrita
tem como foco em parlendas e contos de acordo com o PCN.
processo didático é uma relação ternária entre um docente,
os alunos e o saber.” (CHEVALLARD 1991, p.15)
Assim mostrando que o professor é principal protagonista, em
relação aluno e o saber.

O livro aborda seguintes áreas: ciências e artes.
Assim como vem descrito no PCN: Ao propor que se ensine
aos alunos o uso das diferentes formas de linguagem verbal
( oral e escrito), busca-se o desenvolvimento da capacidade de
atuação construtiva e transformadora.
Por isso é interessante que o professor explore bem essas
duas áreas interdisciplinares, assim aguçando mais o
conhecimento das crianças, elas descobrem que se pode
aprender língua portuguesa em diferentes áreas, até mesmo
fazendo artes e aprendo sobre o universo.

No caderno do leitor, a produção do texto é feita de modo
ilustrativa, a professora conta a historia em voz alta e o aluno
reconta para os demais alunos e por fim ele ilustra o que ele
ver na história sendo contada, lembrando que estes ainda não
sabem ler.
Os métodos utilizados no livro são meio complexos, assim
fazendo forçar o aluno a compreensão, acaba exigindo mais
deles e a criatividade do professor.
Vale ressaltar que o aluno dita para o professor as palavras.
Assim em concordância com os parâmetros

O ensino-aprendizagem de leitura, compreensão e
produção de texto pela perspectiva dos gêneros
reposiciona o verdadeiro papel do professor de
língua materna hoje, não mais visto aqui como um
especialista em textos literários ou cientifico,
distantes da realidade da prática textual do aluno,
mas como especialista das diferentes modalidades
textuais, orais e escritas, de uso social.” (Sílvio
Ribeiro)

O livro didático se configura, muitas vezes, como
único material de acesso ao conhecimento, tanto por
parte dos professores que buscam a legitimação do
seu trabalho e apoio para suas aulas, quanto por
parte dos alunos que se deparam com diferentes
estratégias de aprendizagem.” (Silva Lajolo)
Por isso é importante que todos os professores analisem todo
o conteúdo do livro, pois esta é a sua principal ferramenta de
trabalho. Não existe um livro perfeito, mas não se pode
comprar pela capa.

O livro deve atender todas as exigências do PCN, para atender
as necessidades dos alunos e para incentivá-los a buscar
outras formas de conhecimentos.

Edson Diniz
Jéssica de Paula
Monique Silva
Priscila da Matta
Sabrina Pereira
Sérgio Sepúlveda
Sônia





2 comentários:

  1. Analise interessante. Apontaram aspectos relevantes.

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  2. Cuidado: letramento não é um método! Vcs se equivocaram...
    Faltou uma relação com os PCNS.

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